Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, desenvolveram um novo sistema de purificação de água movido a energia solar que pode descontaminar a água de esgoto e torná-la segura para beber.
Essa tecnologia, que resolve dois problemas ao mesmo tempo, fornecendo água potável e reduzindo a disseminação de doenças causadas por esgoto não tratado, está em teste na Índia. A informação está no site de sustentabilidade Treehugger.
O país asiático tem mais de 77 milhões de pessoas que não possuem acesso à água potável – mais do que em qualquer outro país do mundo – com o problema afetando principalmente as pessoas nas áreas rurais.
O governo local tem concentrado ações na busca por soluções inovadoras de purificação da água contaminada de rios e córregos.
O novo sistema primeiro filtra resíduos visíveis e, em seguida, usa a luz solar para gerar partículas de alta energia e materiais que ativam o oxigênio da água para incinerar poluentes e bactérias nocivas, segundo a universidade.
A própria luz solar já é um grande purificador, mas a tecnologia amplia esse processo para que a água contaminada se torne segura para beber com rapidez e baixo custo.
A equipe de pesquisa está trabalhando com o Instituto Indiano de Educação Científica e Pesquisa para realizar um projeto piloto em vilas rurais. Após esse desenvolvimento inicial, a tecnologia poderá ser usada em uma escala maior.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Treehugger