A Sodexo é uma empresa com mais de 100 milhões de consumidores espalhados em 56 países. Seu intuito é proporcionar qualidade de vida por meio de seus serviços, que variam de serviços integrados a empresas, benefícios e incentivos e serviços pessoais e domiciliares.
Com mais de 50 anos de experiência e 412 mil colaboradores, a Sodexo entende a importância de utilizar recursos sustentáveis e ser responsável com seus serviços. Com isso, ela divide suas ações (presentes em seu relatório de responsabilidade corporativa de 2021) pautadas em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Ao colocar em pauta o ODS n. 17 (parcerias e meios de implementação), estamos falando de parcerias inteligentes que fortalecem recursos internos e atividades internacionais aos países em desenvolvimento. Para isso, precisamos da ajuda de grandes empresas e instituições eficazes que estejam pensando nisso. Confira como a Sodexo está agindo em relação a esse ODS.
Parcerias contra a fome
Em seu relatório mencionado ela descreve duas iniciativas em parceria para diminuir a fome (ODS 2). É o caso da “Servathon”, uma maratona mundial de voluntariado em prol do combate à fome e a má nutrição. Em 2021, foram mais de R$ 300 mil em doações que subsidiaram mais de 5 mil cestas básicas digitais para mais de 120 ONGs beneficiadas, apenas no Brasil. A empresa também investiu na construção de hortas comunitárias que ajudam a alimentar as comunidades.
Além disso, a Sodexo conta com a iniciativa “Stop Hunger” [pare a fome], que conta com atividades em parceria para doação de alimentos e para além disso. Os principais Objetivos que fazem parte dessa iniciativa são: ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 2 – fome zero e agricultura sustentável; ODS 4 – educação de qualidade; ODS 5 – igualdade de gênero; e, ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Como objetivo, o projeto pretende, até 2025, atingir 100 milhões de beneficiários, 10 milhões de refeições distribuídas e mais de U$ 15 milhões coletados e distribuídos para combate da fome. Até o momento, o projeto de mais de 25 anos, atuou em 47 países e contou com 100 mil voluntários engajados.
No Brasil, o projeto começou em 2003 e é uma ramificação da rede Stop Hunger Global. Durante sua trajetória, ele chegou em comunidades vulneráveis e já ajudou muitas pessoas. A Sodexo em parceria com a Electrolux, desenvolveu ações dentro desse projeto e com o mesmo objetivo. O resultado disso foram mais de 11 mil refeições oferecidas em Curitiba e Manaus e aproximadamente R$ 40 mil doados.
Case de sucesso
Como case de sucesso dessas iniciativas a Sodexo apresenta o “cartão alimentação stop hunger”. Confira o trecho retirado de seu relatório:
“Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, o cenário de fome cresceu ainda mais no País. (…) era preciso, mais do que nunca, encontrar uma forma de atender às necessidades de quem precisava da nossa ajuda e, ao mesmo tempo, não colocar a saúde e a segurança em risco.” Com isso, a Sodexo pensou em uma forma de resolver esse problema e impactar positivamente.
“A solução veio na forma do Cartão Alimentação Stop Hunger, (…). Concebido em tempo recorde com a tecnologia da Sodexo e distribuído pelo Instituto, o cartão representa a união das duas instituições para converter um ativo tecnológico em favor de uma causa que alimentou milhares de famílias. (…). O cartão funciona como uma cesta básica digital, como se usa um cartão pré-pago, com o benefício de que os usuários podem comprar produtos perecíveis e de higiene pessoal e limpeza, além dos alimentos não perecíveis.”
Como resultado dessa iniciativa, mais de 62 mil cartões foram emitidos e mais de 325 mil pessoas e suas famílias beneficiadas. Essas ações são importantes para fortalecer ações como estas, focadas na fome. O que acharam dessas ações?
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 17, Sodexo, parcerias, ODS 2, fome, combate à fome.
Texto baseado no Relatório de responsabilidade Corporativa 2021