Tirar os produtores de cacau da pobreza é meta da Barry Callebaut

A Barry Callebaut (BC) é uma empresa produtora de chocolate de 175 anos de história. Com 66 fábricas ao redor do mundo, ela vende para 144 países. Com tamanho protagonismo, ela não poderia deixar de pensar na sustentabilidade. Em seu relatório de progresso de 2021-22, a empresa descreve seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão dela como um de seus pilares.

A pobreza é um problema que torna vidas não dignas, principalmente por conta de condições de saúde, econômicas e emocionais. Com isso, a empresa desenvolve algumas iniciativas visando a erradicação da pobreza, tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 1 da Agenda 2030 da ONU. Conheça a seguir.

Um pouco sobre os agricultores

Para tornar os setores de açaí e chocolate sustentáveis, é preciso trabalhar em conjunto com parceiros e criar um impacto tangível para apoiar todas as partes interessadas. Como objetivo de tirar os produtores de cacau da pobreza, a empresa tem uma meta: “até 2025 mais de 500.000 produtores de cacau em nossa cadeia de suprimentos terão sido retirados da pobreza.” [traduzido do inglês]. 

Esse setor, ainda depende muito de trabalho manual nas regiões de cultivo de cacau. A maioria do cacau mundial é produzido na Costa do Marfim e Gana, cultivado principalmente por agricultores independentes. Além disso, a idade média do agricultor nesses locais é de 48 anos e sua família tem o tamanho médio de 10,6 pessoas que dependem da fazenda de alguma forma. 

Geralmente, essas famílias vivem em aldeias e viajam longas distâncias para trabalhar na fazenda em um ou mais campos. Às vezes ele é proprietário de um dos terrenos e aluga outros. Essas fazendas possuem aproximadamente 5 hectares (média) e o rendimento é por conta de 1.352 cacaueiros por hectare (cerca de 341 kg). Em resumo, mesmo o cacau contando com 70 a 85% da renda desses agricultores, tudo isso significa um grande desafio para agricultores com pequenas fazendas.

Compromisso da BC com os agricultores

Para melhorar a vida desses agricultores, a BC foca em três componentes: material de plantio melhor; pacotes de produtividade e apoio financeiro de terceiros. Visto que, ela acredita que o baixo investimento nessas fazendas é um problema que precisa ser resolvido em prol da estratégia sustentável. 

Para isso, ela investe em inovação nas práticas de cultivo de cacau, considerando o clima e a lucratividade da fazenda. Como exemplo, em 2022 a Barry desenvolveu a “Fazenda do Futuro” no Equador, com o objetivo de investir em pesquisa e inovação no setor. Esse projeto demonstra o compromisso em desenvolver soluções sustentáveis com impacto e considerando a indústria que está inserida.

Atualmente, a empresa mapeou mais de 399.000 pedaços de fazenda de cacau, cobrindo quase 80% da cadeia de suprimento direto. Esses dados, junto aos dados coletados sobre agricultores, ajudaram a BC entender mais sobre a demanda e como ela poderia agir. Uma das ações desenvolvidas foi a plantação de árvores de diversas espécies nas fazendas de cacau. 

Como resultado desse projeto, houve distribuição de mais de 5 milhões de árvores que não produzem cacau, mas que ajudam a diversificar a economia da fazenda (agindo em prol do ODS 1), fazem sombra para as novas árvores de cacau e removem CO2, melhorando a qualidade do solo e a biodiversidade das fazendas.

Produtividade

Além disso, a empresa aumentou  em 17% o número de agricultores que recebem pacote de produtividade, totalizando quase 58 mil. Com isso, a companhia consegue subsidiar fertilizantes para eles.  Visando diminuir o trabalho intenso, a Barry fez parceria com outras empresas para desenvolver um programa que dá acesso a recursos e equipes de trabalho externas.

As equipes beneficiadas/investidas focam em tarefas, como o plantio e aplicação de fertilizantes e pesticidas, em troca, os agricultores compram os pacotes de produtividade com os fertilizantes subsidiados. A partir dessas iniciativas, a empresa beneficiou mais de 214 mil agricultores de cacau, retirando-os da linha da pobreza. Ainda, quase 172 mil agricultores de cacau que receberam esses serviços e mais de 120 mil agricultores adotaram o “Plano de Negócios Agrícola” individualizado.

Todas essas iniciativas apoiam a cadeia de produção e, principalmente, os agricultores de cacau, que conseguem ter acesso a produtos melhores, bem como outros recursos para melhorar o processo de produção. As iniciativas da Barry Callebaut são um ótimo exemplo de como atuar em prol da erradicação da pobreza (ODS 1).

Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 1, Barry Callebaut.

Texto baseado no Relatório da Empresa 2021-2022

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