Uber nasceu como startup, com um aplicativo de corridas. Hoje, ela está presente em 72 países, mais de 10 mil cidades e já realizou mais de 6.4 bilhões de corridas. Com tamanho protagonismo e visando uma vida longa para a empresa, a Uber investe em ESG (Environmental, Social and Governance), do português ASG (Ambiental, Social e Governança). Essa sigla, basicamente, se refere a estratégias a curto, médio e longo prazo mapeando seus pontos bons e a melhorar a partir da sustentabilidade.
Uma boa estratégia ESG está atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Isso porque, traz uma proposta sustentável com credibilidade e mais inteligente, com metas pré definidas por grandes instituições de vários países.
Quando consideramos o ODS 16 (Paz, Justiça e instituições eficazes), estamos falando de redução de violência, abuso e garantia de justiça para todos, independente de raça, gênero e crença. Portanto, precisamos de ações de grandes empresas e instituições eficazes que ajam com base nisso. Vamos dar uma olhada no relatório ESG (2022) da Uber e o que ela está fazendo em prol desse ODS?
Apoio a refugiados
A Uber apoiou organizações de reassentamento de refugiados com US$ 1 milhão para ajudar os refugiados afegãos com viagens no aplicativo (mais de 14.000), moradia temporária e outras necessidades imediatas na chegada aos EUA. Ela trabalhou em parceria com diversas organizações da linha de frente e que já apoiam famílias afegãs. Além disso, reforçando seus esforços, ela conseguiu arrecadar mais de U$ 1,1 milhão por meio do botão de doações no aplicativo. Dinheiro destinado para programas de reassentamento.
A empresa também agiu frente à guerra na Ucrânia e fez parceria com diversas instituições, incluindo o ACNUR (Agência das Nações Unidas para os Refugiados), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa Alimentar Mundial. A Uber fez doações para agências humanitárias para subsidiar a alimentação dos ucranianos e fornecer ajuda crítica. Além disso, ela ajudou os usuários do aplicativo a doarem diretamente para a Ucrânia.
Como resultado desse projeto, a companhia ajudou a doar mais de U$ 3,5 milhões para alimentação, incluindo U$ 1 milhão apenas da Uber. Focando em ajudar nessa questão, ela lançou a campanha “Uber Para Ucrânia” como alívio para os refugiados. Como resultado, foram mais de 60 mil viagens gratuitas para ajudar pessoas nessa crise e ajudar governos e ONGs com ajuda humanitária.
Desastres Naturais
Além desses dois projetos, a Uber ajudou na recuperação de desastres naturais, por sua capacidade de levar as pessoas para lugares seguros ou obter suprimentos e serviços essenciais.
Ela continuou agindo em desastres como furacões e incêndios florestais, dando às pessoas acesso a viagens para abrigos, alimentando os socorristas e movendo suprimentos essenciais via Uber Freight (viagem que contabilizou 2% de todas as viagens). Em 2021, a Uber transferiu 4 milhões de libras de comida, água, EPI e outros suprimentos essenciais para comunidades em perigo.
Essas iniciativas de grandes empresas voltadas para refugiados, seja de guerra ou climáticos, são importantes para garantir a paz e a justiça (ODS 16). Infelizmente, esse tipo de ação, embora fique em alta, geralmente não está presente em relatórios de sustentabilidade dessas companhias. Por esse motivo, e por todo esforço com esses projetos, a Uber se destaca e serve de exemplo, esperamos ver esse tipo de ação mais vezes.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 16, Uber, paz, justiça, instituições eficazes.
Referências:
Relatório ESG 2022