Unilever: sustentabilidade presente nas prateleiras e no Super Bowl 

Tema: Iniciativas de empresas; ou gestão de resíduos; ou redução de desperdício de alimentos

Entenda como a Unilever se posiciona no Mercado como uma gigante que respeita os pilares da sustentabilidade e investe principalmente no setor de desperdício de alimentos, uma pauta importante para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, com metas ousadas até 2039.

“curta o sabor, não o desperdício”

No último Super Bowl da National Football League (NFL), a Hellmann’s se destacou por trazer pela terceira vez seguida a campanha “Make Taste, Not Waste” [tradução livre: curta o sabor, não o desperdício]. Teve como foco conscientizar o público  sobre o desperdício de alimentos, com um marketing que une entretenimento, sabor e sustentabilidade para uma audiência de quase 100 milhões.

Vale lembrar que a Hellmann’s é uma marca global da Unilever, um grupo que representa mais de 400 marcas e está presente em mais de 190 países. Presente em três setores – beleza, alimentos e limpeza  –, mas principalmente no setor alimentício, as suas marcas são usadas por mais de 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Das centenas de marcas no grupo, 13 são consideradas ‘​Good brands’ [tradução livre: marcas boas] para serem consumidas. 

De olho no relatório e nas metas sustentáveis

Em seu relatório de sustentabilidade, o grupo se posiciona como uma catalisadora na  melhora do planeta, promovendo e respeitando os direitos humanos e os ODS. Como destaque, ele demonstra seus números em prol da diversidade e equidade de gênero, representado por 52% mulheres (ODS 5). Além de promover a economia local, com 92% das suas lideranças sendo locais (ODS 8). Em 2021,  reduziu  64% da emissão de gases de efeito estufa (GEE), em movimento crescente desde 2015. Atualmente, 53% das embalagens plásticas são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

A Unilever abraça metas do ODS 12 – produção e consumo consciente – para alcançar seu compromisso climático, como: executar ações como zero emissão de carbono na cadeia de valor até 2039; reduzir pela metade os impactos dos GEE no ciclo de vida do produto até 2030 e; até o mesmo ano, ser abastecida por 100% energia limpa ou reciclar o carbono em todos os produtos. Ainda nesse sentido, o grupo tem metas mais ousadas, eles estimam que em até dois anos (2025) 25% de plásticos sejam reciclados, a redução de 50% de plásticos virgens e 100% das embalagens de plástico sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. 

Em 2020, a Unilever vinha testando inovações sustentáveis na gestão de desperdício que vão além, conectando o reaproveitamento de comida para o processo de ração e para o processo de embalagem. É o caso da  conversão do desperdício de comida em ração para animais no leste da África e o reaproveitamento de grãos para embalagem de materiais na China. Correlacionar as pontas da cadeias – embalagem e alimentos que sobram – é um processo de economia circular e eficiência na gestão sustentável de resíduos. 

A campanha #MakeTasteNotWaste, trazida pela Hellmann’s no Super Bowl, ocorre desde antes da pandemia, em 2019, e o grupo como um todo quer reduzir em 50% o desperdício até 2025, não só com publicidade e influência no setor, mas como visto, com muita tecnologia e inovação. 

Palavras-chave: sustentabilidade, ODS, publicidade, desperdício de alimentos, produção e consumo consciente, ODS 12, Agenda 2030, alimentos, agenda do clima, GEE, empresas, ações empresariais, embalagens.

Este artigo foi escrito utilizando dados do: ESG REPORT 2021 e da matéria publicada na Forbes

Imagem divulgação Unilever

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