A mudança climática está perturbando os padrões globais de clima e levando a eventos extremos. Esses eventos estão causando dúvidas sobe a disponibilidade de água, exacerbando a escassez e contaminando o abastecimento.
Esses impactos podem afetar drasticamente a quantidade e a qualidade da água de que as crianças precisam para sobreviver. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) listou 10 fatos que provam a emergência da busca de soluções:
1 – Eventos climáticos extremos e mudanças nos padrões do ciclo da água estão dificultando o acesso à água potável, especialmente para as crianças mais vulneráveis.
2 – Cerca de 74% dos desastres naturais entre 2001 e 2018 foram relacionados com a água, incluindo secas e inundações. A frequência e a intensidade de tais eventos só devem aumentar com as mudanças climáticas.
3 – Cerca de 450 milhões de crianças vivem em áreas de alta ou extrema vulnerabilidade hídrica. Isso significa que eles não têm água suficiente para atender às suas necessidades diárias.
4 – Quando ocorrem desastres, eles podem destruir ou contaminar todo o abastecimento de água. A consequência é o aumento do risco de doenças como cólera e febre tifoide, às quais as crianças são particularmente vulneráveis.
5 – A elevação das temperaturas pode levar a patógenos mortais em fontes de água doce. Isso tornará a água perigosa para as pessoas beberem.
6 – A água contaminada representa uma grande ameaça à vida das crianças. As doenças relacionadas com a água e o saneamento são uma das principais causas de morte em crianças com menos de 5 anos.
7 – Todos os dias, mais de 700 crianças menores de 5 anos morrem de diarreia associada a água, saneamento e higiene inadequados.
8 – A mudança climática agrava o estresse hídrico, levando a uma maior competição por água e até mesmo conflitos.
9 – Em 2040, quase 1 em cada 4 crianças viverá em áreas com estresse hídrico extremamente alto.
10 – A elevação do nível do mar está fazendo com que a água doce se torne salgada. Isso compromete os recursos hídricos dos quais milhões de pessoas dependem.
A Unicef defende que só adaptação aos efeitos da mudança climática na água protegerá a saúde das crianças e salvará suas vidas. Portanto, usar a água de forma mais eficiente e fazer a transição para sistemas de água movidos a energia solar deve reduzir os gases de efeito estufa e protegerá ainda mais o futuro das crianças.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: UNICEF
Fonte da imagen: UNICEF