De baixa a alta tecnologia, os conceitos e soluções para o fornecimento de água potável estão por toda parte. Alguns são simples e portáteis, enquanto outros são grandes e escaláveis.
O mundo vai precisar de todas essas variedades de ideias para garantir que no futuro o acesso à água potável seja um direito e não um privilégio.
O site de sustentabilidade Treehuggher listou 15 dessas soluções que já estão sendo testadas. Veja:
Superareia
A areia comum já é utilizada há muitos anos como filtrante básico para a purificação da água em todo o mundo. Especialmente em áreas rurais de países em desenvolvimento, que precisam de soluções mais econômicas para a garantia de acesso à água potável.
Agora, uma equipe de pesquisadores da Rice University, no Texas, está testando uma superareia, revestida com óxido de grafite. Segundo os cientistas do projeto, ao revestir a areia com esse novo componente, a purificação da água será feita com mais rapidez e eficácia.
“Árvore Milagrosa”
A Moringa oleífera, já foi chamada de “árvore milagrosa” e de “árvore da vida” porque todas as suas partes podem ser utilizadas para diversos fins, desde folhagem para animais até óleos para tintas e perfumes. Quando reproduzida através da técnica de estaquia, produz raízes capazes de conter a erosão dos solos.
Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia já sabiam que estudos anteriores mostraram que uma substância das sementes da moringa era capaz de limpar a água. Mas os processos usados nesses estudos eram muito caros ou tecnicamente inviáveis para produzir água que poderia ser armazenada. A equipe desenvolveu uma maneira menos cara e mais simples de usar essas sementes.
Bicicletas com purificadores de água
A empresa japonesa Nippon Basic criou uma bicicleta equipada com um purificador de água. Essa bicicleta, dotada de com pneus anti furos, bomba e mangueiras, possibilita que os usuários filtrem a água pedalando, permitindo o acesso à água limpa para quem vive em vilarejos remotos e zonas de desastre.
Os ciclistas podem se deslocar até as fontes de água, abaixar a mangueira até a fonte (a mangueira pode sugar água a uma profundidade de até cinco metros), levantar a roda traseira do solo com um suporte e começar a pedalar. A água é bombeada para o sistema e passa por uma série de membranas de microfiltração antes de ser armazenada em um contêiner.
Geradores de água atmosférica
Os geradores de água atmosférica EcoloBlue retiram a umidade do ar, que é armazenada num tanque de aço inoxidável, e são dotados de plásticos biodegradáveis e de um sistema de filtragem. Tanto o modelo residencial como o comercial podem fornecer até 7 galões (28 litros) de água limpa por dia.
Cone de água
Esse método de dessalinização de baixa tecnologia envolve a colocação de um cone de plástico invertido sobre uma panela de água salgada e a captura das gotículas de água doce, que evaporam nas bordas desse cone. A panela, ou base preta, absorve a luz do sol e aquece a água para fazer a evaporação. Cada ‘Watercone’ pode fornecer até 1,5 litro de água limpa por dia.
Destilador solar em grande escala
A dessalinização por destilação solar segue o mesmo princípio dos cones de água, mas sua aplicação é direcionada a usuários como agricultores em comunidades dispersas. A empresa Suns River Still (SRS) garante que atualmente é capaz de aumentar a produtividade com energia renovável e usar fluxos de alimentação de uma variedade de fontes, incluindo poços salinos, águas residuais, rios e mares.
O resultado é água pura, que pode ser usada tanto para beber como para a agricultura. Um possível uso futuro para a tecnologia é a estufa solar, que pode ajudar a dar início a um novo aspecto da agricultura ao transformar desertos costeiros em locais adequados para estufas.
Bombear água brincando
O PlayPump é um dispositivo do tipo carrossel que é conectado a uma bomba d’água. Enquanto as crianças brincam no carrossel, a água é bombeada pela energia gerada na brincadeira para um tanque de armazenamento e fica disponível sob demanda. A água limpa é bombeada de um poço subterrâneo para um tanque de 2.500 litros que é construído sete metros acima do solo.
Reparo e reabilitação de poços
A organização sem fins lucrativos WaterAid desenvolveu uma solução inteligente para o problema de poços inutilizados, treinando microempresários para estabelecer negócios de manutenção. Esses mecânicos treinados estão apresentando resultados, já tendo consertado 300 bombas manuais em 2 anos, levando água para 30 mil pessoas. A WaterAid espera aumentar os reparos de poços em 50%, levando água limpa para mais 700 pessoas a cada mês.
Turbinas eólicas produtoras de água:
Uma turbina eólica de 30 kW aloja e alimenta todo o sistema. Um protótipo da tecnologia foi instalado em Abu Dhabi desde outubro e é capaz de produzir 500 a 800 litros de água limpa por dia com o ar seco do deserto. A Eole Water informa que o volume pode aumentar para 1.000 litros por dia com um sistema de torre.
Sal de mesa
O sal, um material barato e amplamente disponível, atua como um “floculante”, juntando as partículas soltas em solução até que elas formem um agregado suficientemente pesado para afundar. Embora o produto final seja uma água ligeiramente salgada, cujo uso poderia não ser recomendado no mundo desenvolvido, esse processo pode salvar vidas em locais onde a água limpa não está disponível. Um relatório apontou que essa água tem uma concentração de sódio mais baixa do que o Gatorade.
Esgoto para água potável:
Esse sistema de purificação usa um processo de três etapas. Primeiro, a água é filtrada, capturando parasitas e protozoários como como a giárdia e o ‘cryptosporidium’, amebas e qualquer coisa maior que 1 mícron de tamanho. Em segundo lugar, é feita a remoção de produtos químicos perigosos, como os compostos voláteis (VOCs), cloro, arsênico, mercúrio, chumbo e cromo, além de bactérias. Por fim, é usada a luz ultravioleta para matar os micróbios.
Colheita de água da chuva portátil
O Noro Rainwater Catchment and Filtration System começou como um projeto para um sistema de filtragem de água de chuva para residências no centro de Vancouver, no Canadá, mas rapidamente se transformou em um modelo projetado para ser altamente portátil e de fácil implantação. O protótipo foi construído usando componentes prontos para uso da Home Depot e pode ser usado como uma unidade independente ou em conjunto com os sistemas existentes de captação de água da chuva.
Captador e purificador de chuva com energia solar
Criada por Mostafa Bonakdar, um estudante de design de Teerã, no Irã, a estrutura serve tanto como abrigo durante a chuva quanto como um bebedouro. A água da chuva é captada num reservatório e a energia solar ajuda a operar um sistema de purificação em seu interior. A estrutura pode funcionar como um abrigo de ônibus, uma cobertura para bancos em parques ou uma série de outros locais onde um toldo e um pouco de água doce são bem-vindos.
Purificador UV portátil
A filtragem ultravioleta (UV) de água destrói micróbios e contaminantes na água, além de vírus, fungos, bactérias e outros patógenos que podem contaminar o abastecimento, causando doenças e enfermidades. Alguns filtros UV têm designs fáceis de transportar, tão pequenos quanto a palma de uma mão, e o processo de esterilização pode levar 48 segundos, informa a empresa SteriPen.
Canudos de filtragem
O AquaSafeStraw é um canudo filtrante de água portátil, livre de produtos químicos e que permite beber água livre de bactérias (99,9999%) e de protozoários com segurança. É uma espécie de canudo plástico equipado com uma membrana especial que usa tecnologia de microfiltração e é considerado adequado para o uso pessoal.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Treehuggher
Imagem meramente ilustrativa