Veja os compromissos da Estratégia de Água da Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo, na África do Sul, montou um plano chamado de Estratégia de Água, para tornar a região resiliente aos impactos das mudanças climáticas.

O planejamento foi feito após uma severa crise hídrica que a cidade enfrentou entre 2015 e 2017.

A estratégia evitou a ocorrência do chamado “Dia Zero” em 2018, quando o abastecimento seria cortado para a população. Com o plano, o governo municipal informa que já foi possível reduzir o uso da água em 40%

Segundo a prefeitura, a estratégia vai permitir que a Cidade do Cabo seja mais resistente ao clima e a futuros choques. Ele leva em consideração as relações importantes, porém complexas, entre água, pessoas, economia e meio ambiente.

A Estratégia de Água da Cidade do Cabo tem cinco compromissos fundamentais:

1 – Acesso seguro à água e ao saneamento

A cidade trabalhará arduamente para facilitar o acesso seguro à água e ao saneamento básico para todos os residentes. Em particular, vai agir com comunidades em assentamentos informais e com outras partes interessadas para melhorar a experiência diária de acesso à água e saneamento. A ênfase será dada na construção de confiança e aumento da segurança dentro dessas comunidades por meio desse processo.

2 – Uso inteligente

A cidade promoverá o uso inteligente da água por todos os usuários, por meio de preços, regulamentos e campanhas de educação públicos. A cidade também manterá o foco nas intervenções de gestão da demanda de água, como redução de vazamentos e rompimentos, além de gestão da pressão.

3 – Água suficiente e confiável

A cidade garantirá que haja água suficiente disponível de forma confiável e de diversas fontes. Essas fontes incluem água subterrânea, reúso de água e dessalinização. Já está em andamento um programa completo de projetos que aumentará o abastecimento de água disponível em mais de 300 milhões de litros por dia, a um custo de aproximadamente 5,7 bilhões de rands (moeda local). O cronograma e a composição do programa serão revisados ​​à medida que as informações e as circunstâncias mudem. 

4 – Benefício compartilhado

A cidade trabalhará com as principais partes interessadas no Sistema de Abastecimento de Água do Cabo Ocidental para garantir que os benefícios econômicos, sociais e ambientais que vêm dos recursos hídricos compartilhados sejam maximizados.

5 – Uma cidade sensível à água

A cidade irá facilitar ativamente a transição da Cidade do Cabo para uma cidade que é sensível aos recursos hídricos. Também buscará o uso ideal de canos de águas pluviais e hidrovias urbanas para controle de enchentes, recarga de aquíferos e recreação.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em: City of Cape Town

O texto completo da Estratégia de Água da Cidade do Cabo pode ser acessado em: City of Cape Town

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG