“Vida Melhor”: a BRF prova que sustentabilidade é qualidade de vida planetária

Com o propósito estampado no slogan “Vida Melhor”, a BRF é uma das gigantes do setor de alimentos que mais investe em sustentabilidade, de acordo com o seu relatório de ESG. Em 85 anos de trajetória, conta com cerca de 100 mil colaboradores e está presente em 127 países.

O grupo foca a sua atuação sustentável em alimentos de qualidade e que respeita uma cadeia viva, longa e complexa. Portanto, a gestão sustentável da BRF foca na vida e bem-estar de todas as pessoas, desde colaboradores, parceiros, clientes, consumidores, ou seja, toda a sua cadeia de stakeholders.  

Mais ainda, a companhia é exemplo em atuação e investimento tecnológico em prol do bem-estar animal, além de se comprometer com pautas de mitigação da mudança climática. Só aí a BRF atua em compromisso com uma alta gama de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

BRF, COP 27 e ODS: siglas poderosas contra a mudança climática

Com o compromisso “Netzero 2040”, o grupo reduziu no último ano, mais de 18 mil toneladas de CO₂ em suas operações logísticas – importante manobra de ODS 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis – e, como estratégia, a BRF apostou na redução do uso da frota rodoviária e usou mais modais ferroviário e marítimo, pois são menos poluentes. 

Para além do seu relatório ESG, o grupo vem conectando as suas ações e se comprometendo com relevantes pautas da COP 27 (a última Conferência das Partes que tratou das mudanças climáticas). A seguir, alguns exemplos de metas a serem cumpridas e seus respectivos ODS, pela BRF: 

– a compra sustentável de grãos, que contempla uma cadeia livre de desmatamento e com rastreamento de 100% dos grãos adquiridos da Amazônia e do Cerrado até 2025 (ODS 2 – fome zero e agricultura sustentável , 12  – consumo e produção responsáveis);

– agricultura de baixo carbono, que escala à utilização de energia solar em processos  integrados com o uso de biogás como fonte de energia (ODS 2 e 7 – energia acessível e limpa);

– eficiência operacional, dispondo de novas tecnologias de tratamento de efluentes e resíduos, contando com centros de Distribuição sustentáveis, eficiência logística e combustíveis alternativos (ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura e 12;

– energia renovável: fontes eólica e solar, com mais de 50% de energia de fontes limpas até 2030 (ODS 7).

Palavras-chave: produção e consumo consciente, gestão de resíduos, eficiência energética, mudança climática, logística sustentável, carbono zero, ODS, Agenda 2030, ODS 2, ODS 7, ODS 9, ODS 11, ODS 12, ODS 13, COP 27, sustentabilidade, ESG.

Baseado no ESG Report BRF 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

SDG Observatory é um HUB de informações inovador, focado em trazer soluções que estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, relacionadas aos ODS.

© 2021. Todos os direitos reservados por SDG Observatory.