Disney Cruise Line (DLC) é o cruzeiro do grupo Disney, ele conta com diversos itinerários e todos incluem recreação, opções de diversos restaurantes, shows e muito mais. Porém, considerando que cada navio tem capacidade de transportar 6 mil passageiros e mais de 2 mil tripulantes, é preciso se atentar ao impacto potencial dessas viagens.
Quando pensamos sobre oceanos e mares, estamos falando de meios de subsistência, lazer e transporte, mas além disso, esses ambientes são o lar para diversas plantas e animais. Por isso, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 (vida na água) visa trazer a conscientização e proteção desses ecossistemas.
Sol e água fresca
Em seu relatório de impacto ambiental (2021), a DLC traz algumas frentes de atuação. Uma delas é a purificação da água. Reconhecendo a importância desse recurso, a empresa investiu em tecnologias para limpar esse meio. Um exemplo é o “Sistemas Avançados de Purificação de Águas Residuais”, uma tecnologia que utiliza processos naturais para a purificação de águas residuais a bordo, todos os navios apresentam esse sistema.
Além disso, a Disney CL usa produtos de limpeza ecologicamente corretos. É o caso de produtos biodegradáveis que a tripulação usa e, assim, evita fosfatos e outros produtos químicos potencialmente tóxicos.
Nesse relatório, a companhia também traz suas iniciativas voltadas a sua ilha privada, a “Castaway Cay”, que conta com mais de mil acres. Uma ilha pode contar com mais impactos causados por turistas, por isso a Disney encoraja-os a trazer memórias e deixar apenas pegadas (“take only memories, leave only footprints”).
Em relação às suas iniciativas, a DLC investe em energia solar para aquecimento da água, sua instalação conta com mais de 4,3 mil painéis solares e consegue suprir 70% da demanda da ilha. Além disso, pratica a restauração da cobertura vegetal original e traz variedades de plantas nativas para criação de um ambiente único a ser explorado.
Conservação de vida selvagem
A Disney C. Line descreve em seu relatório as iniciativas para conservação da vida selvagem. As principais a serem citadas e que contribuem direta ou indiretamente para o ODS 14 (vida na água), são:
A DLC tem um fundo de conservação (Disney Conservation Fund – DCF), em que os hóspedes podem contribuir para a conservação da vida selvagem desde 1995. O programa já direcionou mais de $100 milhões para salvar e proteger essas vidas.
Além disso, o DCF apoia o Perry Institute for Marine Science (instituição que investe em ciência marinha) para trabalhar na conservação e restauração de corais nas Bahamas, trabalhando com mais de 30 organizações parceiras.
Programa “Coral Reef Restoration” [tradução livre: restauração de recifes de coral]: a DLC em conjunto com a DCF trabalham desde 2007 para reabilitar e proteger os recifes de coral nas Bahamas. Com o projeto, quase 2 mil corais já foram plantados, inclusive espécies ameaçadas de extinção.
“Sea Turtle Protection” [proteção de tartarugas marinhas]: a tripulação em parceria com especialistas em animais e ciência da Disney, trabalham para proteger e monitorar os ninhos de tartarugas marinhas na sua ilha privada – Castaway Cay. Em um evento anual, os cientistas caminham sete quilômetros para acompanhar a maratona das tartarugas para acompanhar, gerar dados sobre hábitos e identificar padrões.
Evitando animais marinhos (programa “Avoidance with Marine Mammal or Other Marine Life” é um programa da DLC com intuito de evitar interações com a vida marinha. Antes de cada viagem ao Alasca, a companhia realiza treinamentos para os capitães e primeiros oficiais para atualizar informações. O programa ajuda, por exemplo, a aprender a reconhecer baleias, comportamento e padrão migratório, o primeiro passo para evitar esse tipo de interação.
O papel da educação
Todas essas iniciativas são muito importantes, porém, a única forma de todo esse esforço não ser em vão é investindo em educação e capacitação da tripulação e passageiros. Isso é o que a Disney Cruise Line faz, inspirando adultos e crianças a agir de maneira ambientalmente correta. Conheça suas três principais ações:
- Serviço comunitário: a tripulação e elenco doam seu tempo regularmente para beneficiar as comunidades portuárias. As atividades desenvolvidas variam de retribuir a organizações sem fins lucrativos até limpezas em terra.
- “Safety Smart Goes Green” [segurança inteligente se torna verde]: a bordo, personagens do filme Rei Leão, o Timão e Pumba, ajudam a inspirar ações ambientalmente responsáveis, com pequenas ações que fazem a diferença.
- Eco-campo de verão: a DLC patrocina e orienta sobre eco-campos no Caribe. Esses acampamentos concentram a biodiversidade e fornecem informações às crianças sobre conservação e reciclagem.
É notável os esforços da Disney Cruise Line para diminuir seu impacto na vida marinha, fazendo isso por meio de: investimento em tecnologia, trazendo projetos atrelados à pesquisa e por meio da conscientização. Suas iniciativas são interessantes e com certeza fazem a diferença, ao reforçar metas e objetivos da Agenda 2030, em especial, do ODS 14.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, Disney, DCL, ODS 14, vida na água.
Texto baseado no Environmetal Overview