A WaterAid, uma das mais conhecidas organizações sem fins lucrativos do mundo, completou recentemente 40 anos. Atuando desde 1981, a entidade já conseguiu fazer chegar água limpa para mais de 27 milhões de pessoas.
A meta do grupo é conseguir o acesso à água potável e banheiros confiáveis e em condições de higiene normais para todos, em todos os lugares do planeta.
A WaterAid opta por abordar o problema da falta de acesso aos recursos de todos os ângulos. Trabalha com parceiros locais para fornecer água limpa e banheiros decentes, promove uma boa higiene e faz campanhas para mudar comportamentos
Potencial Debloqueado
Para os organizadores, o potencial das pessoas só poderá ser desbloqueado se houver água limpa, banheiros decentes e boa higiene para todos.
Ou seja, sem os três fatores, as pessoas não podem viver vidas dignas e saudáveis. Com os três, eles podem desbloquear seu potencial, se libertarem da pobreza e mudar suas vidas para sempre.
Nessas condições, crianças nascem mais saudáveis, têm a chance de ir à escola e crescer e se tornarem adultos. Mulheres e homens também conseguem ganhar a vida e comunidades inteiras começam a prosperar.
Os desafios para chegar lá não são pequenos. Segundo estatísticas oficiais, 771 milhões de pessoas no mundo (uma em cada dez) não têm água potável perto de casa. Ao mesmo tempo, dois bilhões de pessoas (quase uma em cada quatro) não têm banheiro próprio decente.
Os dados negativos continuam. Cerca de 310 mil crianças menores de cinco anos morrem todos os anos de doenças diarreicas causadas pela falta de água e saneamento. Isso significa cerca de 800 crianças por dia, ou uma criança a cada dois minutos.
Há um fator econômico a ser considerado. Cada US$ 2 investidos em água e banheiros retorna uma média de US$ $ 8 em aumento de produtividade.
Desde março de 2020, a WaterAid ampliou seu trabalho em mais de 30 países para responder à pandemia do coronavírus. Este trabalho de resposta rápida foi baseado no sólido histórico de fornecimento de infraestrutura hídrica crítica.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: WaterAid